Rádio Destaque Esportivo

Rádio Destaque Esportivo
A Rádio Sem Frescuras

Páginas Satélites

18 junho 2014

3 - Copa do Mundo de Futebol - FIFA

BRASIL

País Sede

Grupo B 

Cidade de Salvador
16 horas 
13 de junho
Arena 
Fonte Nova 

Espanha                                                                                                                   Holanda



1 x 5





A origem do gol
minha opinião
e...
Em 2010 estas seleções disputaram o titulo e venceu a Espanha. Depois de anos com vários jogadores se repetindo em outro campeonato semelhante de mesmo peso é de se supor que uma 2ª vitória seria muito plausível. Não foi o que vimos no jogo, jogadores "envelhecidos" correram mais do que outros mais novos.
          
O 1° gol teve a sua origem no pênalti marcado pelo árbitro da Itália a favor da Espanha com o jogador camisa 19, Diego Costa que teve tempo de escolher onde pisar na perna do jogador da seleção da Holanda e escolheu o melhor apoio para sua mão no chão e deitou procurando um travesseiro e um juiz que marcou o pênalti. Aliás, os narradores costumam dizer "penalidade máxima" como se existisse uma escala para que um lance seja menos pênalti ou mais pênalti, a exemplo das barbaridades ditas sobre o impedimento, onde o jogador estava "um pouquinho só impedido". 

          A imprensa de Espanha pediu que um juiz fosse complacente marcando um pênalti pró Espanha no jogo contra a Holanda. Isto é que se chama prever ou programar o "futuro" o juiz desta vez foi um italiano o que elimina a hipótese de o juiz do jogo do Brasil contra a Croácia por ser japonês tenha beneficiado de propósito os brasileiros em campo. O juiz o senhor Nicola Rizzoli em sua primeira partida "externacional", porque "internacional quer dizer interno ao próprio país, foi sumariamente enganado por estar mal atento ao lance. A origem do gol começou com o preâmbulo do goleiro holandês chutando a bola para a sua frente e para o alto. Chamo de chute loteria, porque é sorte de quem conseguir ficar com a bola na recepção do chute do goleiro e desta forma um jogador da Espanha não soube dominar no peito a bola alta. No perde ganha entre os jogadores das duas seleções para se livrarem da bola houve uma falta a favor da defesa, na cobrança da falta houve a marcação do pênalti Mandrake, e na seqüência o gol da Espanha, aos 27 minutos, no chute do camisa 14, Xabi Alonso no canto direito do goleiro Cillessen que podia ter evitado o gol se esticasse as pernas na cobrança do pênalti.   

          O empate em 1 x 1 foi aos 44 minutos em lateral cobrado no campo de defesa do lado esquerdo quase no meio do campo a favor da Holanda. Depois de uma troca de passes o lançamento por cima no estilo balão e o mergulho no estilo vôlei ou do futebol na praia ou nas poças de lama nos campos de infância para cabecear a bola de baixo para cima olhando e escolhendo o canto para fazer o gol mais legal dos jogos até então. O goleiro espanhol se fosse de encontro ao atacante Robin van Percie teria evitado ou dificultado o gol que sofreu.  
          
          No segundo tempo aos 53 minutos o camisa 11, Arjen Robben recebeu um lançamento de longe, um lance que começou do lado direito passando pelo meio de campo e sendo cruzada da lateral esquerda. O Robben amorteceu a bola driblou no contra pé os zagueiros pelo lado de dentro e chutou marcando o gol, da virada Holanda 2 x 1 do lado direito do goleiro.          
          
          O 3° gol foi aos 65 minutos, outra bola alta e houve falta no goleiro onde dois jogadores holandeses subiram junto com o goleiro Casillas. A bola veio do lado esquerdo em cobrança de falta e foi cabeceada pelo camisa 3, Stefan Vrij. O detalhe no lance foi a falta que o juiz não viu no goleiro. Subiram 2 jogadores ao mesmo tempo o jogador a frente do Casillas para atrapalhar o goleiro e o 2° jogador o camisa 9, Robin deslocou o goleiro no ar empurrando-o de leve enquanto um terceiro jogador livre, o Stefan fez o gol de cabeça, surpreendendo um jogador espanhol que ficou procurando a bola e o juiz para marcar a falta em seu goleiro.
          
          O 4° gol foi aos 72 minutos, o goleiro espanhol recebeu uma bola atrasada que veio com velocidade e força do meio de campo. Casillas não conseguiu dominar a bola que bateu em seu pé voltando na direção do camisa 9 Robin van Percie que acompanhava o lance e ganhou a disputa da bola contra o goleiro e tocou com a ponta da chuteira do pé direito.   
            
          O 5° gol holandês foi aos 80 minutos e novamente o camisa 11, Robben desta vez lembrou as ultrapassagens de carros Formula 1 e ai foi subindo as marchas 2ª, 3ª, 4ª e na 5ª freou, uma curva a esquerda como em uma gincana, driblou para dentro no sentido marca do pênalti enquanto o goleiro espanhol dava braçadas na grama procurando água, isto é, atrapalhar o chute do atacante. Pior seus dois companheiros fora e dentro do gol sem saber para que lado iam ou o que fariam para evitar a bola entrar no gol. Assim, viram a bola passar na altura de suas costas e entrar no gol, desta vez do lado esquerdo, um belo gol, lembrou jogos de "pelada em campo areia" ou de futsal.   
   
           Os destaques do jogo, o camisa 5, Blind, pela Holanda que fez passe e sofreu falta que resultou em gol. Enquanto do lado espanhol pane total, pareceu haver uma disputa interna de quem seria o pior em campo.
          O jogo foi corrido e sem muita lógica no trato com a bola, a fama passageira não vence partida e nem impõe respeito. A idade cobra melhor performance em mudança de atitude, venceu a idade mais experiente.  

          O legal foi ouvir mais comentaristas em suas opiniões de inversão de valores quando ao quesito pênalti. Disseram que foi pênalti, e depois no replay não foi pênalti, mas como o juiz marcou então concordaram que foi pênalti, embora não tivesse sido pênalti, nossa.
-----------
"Fizemos um jogo fantástico, compactos na defesa e contundentes no ataque. Mantivemos a pressão o tempo todo e ficou claro o quanto Van Persie, Robben e Sneijder podem ser perigosos", Louis Van Gaal, técnico da Holanda. (fonte FIFA)
-----------

Arbitragem - Itália & Noruega
árbitro - Nicola RIZZOLI
assistente 1 - Renato Faverani
assistente 2 - Andrea Stefani
Quarto árbitro - Svein Oddvar Moen (NOR)

Grupo A - 2 - Copa do Mundo de Futebol - FIFA


BRASIL

País Sede

Grupo A 

Cidade de Natal - Rio Grande do Norte
13 horas 
13 de junho
Estádio das Dunas 
México                                                                                                                   Camarões



 1 x 0 






A origem do Gol
 minha opinião 
                  e...                    

O gol nasceu em troca de passes do lado direito da seleção mexicana, a partir do meio de campo em jogada vertical em direção ao gol de Camarões, a defesa correu ao lado dos atacantes e assistiram de perto ao chute do Giovani, ao rebote do goleiro e ao oportunismo do Peralta: 1 x 0.
O placar mostra o que foi o jogo, se Camarões tivesse marcado o gol a vitória seria dele e não do México. Um jogo de correria e sem muito espaço racional, foi na base das limitações, a seleção mexicana marcou mais dois gols e a arbitragem anulou por motivo de impedimentos.Os ângulos que mostraram os impedimentos marcados, também mostraram que não foram impedimentos. Com tanta evolução tecnológica as câmeras que mostram impedimentos deveriam mostrar também o lado oposto no mesmo ângulo em altura e no plano do campo, onde a imagem vira fotografia estática. Poderia se dar ênfase também as sombras que as vezes chegam antes do que a bola ou dos jogadores 
Lembro do placar de Camarões 1 x 0 Argentina com o gol do Omam-Biyik (nome de guerreiro Jedi) em 1990 na Copa de Futebol na Itália, ganhou também notoriedade e a fama porque ganhou da Argentina, mas, com o passar dos Campeonatos Mundiais os Leões Africanos foram ficando velhos e substituídos por outros jogadores mais a fim de dinheiro e valorizações pessoais do jogar bola então a vitória mexicana foi válida. Era para ser mais tranquila com o placar em 3 x 0.
Como todas as seleções de porte médio pelo quesito preparo físico, faltou para os jogadores em campo resistência física como faltou para a arbitragem mais calma em posicionamentos corretos.
 O melhor jogador foi o Giovani dos Santos, fez os dois gols anulados e o destaque foi o jogador que fez o único gol válido do jogo, seu nome O PERALTA, aos 74 minutos (2° tempo).

  O técnico de Camarões o germânico Volker FINKE (GER), lamentou a derrota e só.

Miguel Herrera, técnico do México:"Agradeço aos torcedores que nos apoiaram e nos empurraram durante todo o jogo. Eles podem confiar na seleção. Superamos a primeira etapa, mas é apenas o começo. Contra o Brasil, vamos lutar até a última gota de suor e fazer de tudo para ganhar a partida." (FIFA)

Duas seleções com suas crises caseiras a do México com o técnico de última hora e a de Camarões com jogadores pensando na grana.

Arbitragem da Colombia
árbitro - Wilmar ROLDAN
assistente 1 - Humberto Clavijo
assistente 2 - Eduardo Diaz
Quarto árbitro - Norbert Hauata (TAH)

Grupo A - 1 - Copa do Mundo de Futebol - FIFA

BRASIL

País Sede

Grupo A 

Cidade de São Paulo
17 horas 
12 de junho
Arena 
SC Corinthians Paulista 




03 x 01



Brasil                                      Croácia
A origem do Gol
 minha opinião 
                  e...                    
Na vitória do Brasil 3 x 1 Croácia, quem marcou os gols foram os brasileiros. O 1° gol foi marcado para a Croácia aos 11 minutos pelo jogador MARCELO da seleção brasileira contra o gol defendido pelo goleiro Julio Cesar que fez defesas importantes durante o jogo, duas pelo menos mostrando que estava ligado no jogo. Aos 29 minutos NEYMAR JR marcou o gol de empate, voltando a marcar aos 71 minutos já no 2° tempo. Uma cobrança mal feita que o goleiro quase pegou por ter se adiantado. O melhor jogador em campo OSCAR camisa 11 do Brasil depois de cansar de desarmar jogadas dos adversários e de recuperar bolas perdidas por seus companheiros principalmente do lado direito, colaborou no gol do pênalti e fez um gol em um chute raro de se ver a muitos anos um chute usando especificamente a ponta da chuteira, "um gol de bico" em um lance isolado onde os adversários ficarão esperando ele tocar a bola para traz ou chutar para o gol para se livrar da bola, mas, ele avançou em linha reta e chutou em linha reta. Alias o Oscar foi também o melhor jogador na Copa das Confederações em 2013 ficando as glórias para o Neymar JR, mais pela fama do que pelo futebol jogado.
Nosso centro avante nem estava correndo e tão pouco disputando a bola já que a mesma estava a sua frente e ai sabemos que a "esperteza" de esperar os contatos provocados por seu adversário já passa a ser "interpretação" do árbitro e a polêmica é válida. E todos os jogadores provocam situações pouco honestas dentro do jogo, todos usam de empurrões, cotoveladas, socos beliscões, xingamentos, cuspes, gestos nada esportivos, não sabem usar as gramáticas corretas conforme o aprendizado em sala de aula e a lista é grande.      

Uma falha clássica de marcação em bola cruzada. Se a bola não tivesse sido cruzada ou se o 1° jogador da defesa brasileira não houvesse falhado interceptando a bola não haveria o gol contra. E se o Marcelo não tivesse tocado na bola provavelmente um jogador croata que acompanhava a bola na mesma linha paralela muito provavelmente faria o gol.
O juiz Yuichi NISHIMURA já conhecido e marcado pela imprensa de várias nações por participações controvérsias em outro Campeonato Mundial de Futebol anterior a este atual, voltou a ser o alvo de citações na Argentina, Espanha entre outras nações incluindo a Croácia.

É uma tradição mundial os órgãos de imprensa principalmente na mídia televisiva, emitirem suas opiniões baseadas mais na emoção do que na lógica racional. As imagens são modificadas por exibições de ângulos diferentes e ai quem tiver o poder de convencimento mais convincente passa a ser a referencia da nova razão de certo ou errado. E então a imprensa escrita distorce muitas vezes o que viu e pior ainda é a imagem concorrente que faz questão de discordar de outra imagem concorrente buscando a sua razão. Já vimos gols de mão, ser validado e até glorificado quando foi feito por "um craque de bola", vimos também a cegueira genérica promover um gol marcado contra a sua equipe por um defensor e o mesmo ser creditado também como obra de arte, aliás pelo craque já citado acima e que é estranhamente esquecido de ser mostrado principalmente em campeonatos tipo este Campeonato Mundial de Futebol. Enfim quando os erros são favoráveis tudo está certo, quando o erro favorece outros então se tornam crimes. Se o Brasil ganhou por três gols e ainda fez mais um de "lambuja", na conta dos nove fora devolvendo um ainda venceria o jogo por dois a um, na matemática se escreve assim: 2 x 1 onde o 1° dígito "dois" representa os gols marcados pelo Brasil e o 2° digito "um" representa o gol da Croácia, portanto a lógica aritmética ainda mostra a vantagem de vitória para o time que marcou dois gol, vencendo o jogo. Apesar da seleção brasileira não ter um histórico exemplar como já vimos em outros campeonatos todos são farinha no mesmo saco do futebol. O Brasil venceu o jogo a torcida e as opiniões de imprensa pela TV, o pior adversário onde todos os comentários e narrações são distorcidas vejo nos estádios muita gente dando opiniões sem estarem olhando para o campo nos momentos das jogadas. E teorias absurdas, todas com razão esperando no caso a seleção tropeçar para as depois dizerem: "eu falei antes, eu avisei eu isso e aquilo, uma lástima, a maioria não conseguem ver de modo natural uma imagem estática. Foi só o 1° jogo. Parabéns a seleção pela vitória e a Policia pelos 12 minutos. 

Alex Poatan Pereira - cotidiano em 07 de junho de 2014