Rádio Destaque Esportivo

Rádio Destaque Esportivo
A Rádio Sem Frescuras

Páginas Satélites

21 junho 2014

5 - Copa do Mundo de Futebol - FIFA

BRASIL

País Sede

Grupo D 

Cidade Fortaleza
16 horas 
14 de junho
Estádio 
Castelão

Uruguai                                                                                                               Costa Rica



1 x 3



A origem do gol
minha opinião
e...

       Uruguai 1 x 3 Costa Rica 

          Os uruguaios foram surpreendidos porque acreditaram que eram os favoritos, perfeitamente natural. Só que do outro lado também existia a fé na vitória. O apoio da imprensa, principalmente a brasileira que é logicamente maior do que a imprensa de outros países incluindo a do Uruguai e Costa Rica, já tinha definido também o seu favorito.
          Se você tem muita gente dizendo que você é melhor a tendência é de você acreditar ou se sentir realmente melhor do que o adversário e ai que se costuma dizer que a "vaca afunda no brejo". Obviamente os uruguaios não irão concordar, mas, o excesso de confiança mata mais do que o excesso de cuidado. A seleção da Costa Rica entrou em campo e venceu o jogo, com um estilo organizado de jogo que funcionou e é também conhecido por disciplina tática de posicionamento. Três jogadores em linha a frente uns cinco metros da meia lua da área grande onde se juntavam aos três pelo centro mais dois pelas laterais enquanto o Uruguai tentava em jogadas de qualquer jeito baseadas apenas na fama de seus jogadores e na força física.
          O peixe é pescado e o futebol é jogado, e se for de forma simples e objetiva fica mais fácil, mesmo errando no principio a seleção da Costa Rica atacava menos, mas de forma mais organizada e mesmo perdendo de um a zero, começou a ir atacando a seleção do Uruguai. Se você esta perdendo obviamente vai atacar para empatar e ai se insistir de forma ordenada poderá obter sucesso seguindo a teoria milenar do "por que não".
          O juiz foi mal por falta de critério justo, ou mal intencionado favorecendo o Uruguai com o pênalti marcado que originou o único uruguaio.  O mesmo tipo de pênalti aconteceu a favor da Costa Rica duas vezes e não foi marcado pelo juiz alemão, também "marinheiro de primeira viagem". Na soma de oportunidades + gols o placar seria de 3 x 2 para a Costa Rica, no 1° tempo.

 tempo
Uruguai começa o jogo
                                                              
A origem do gol
1° gol do jogo aos 24 minutos
Uruguai 1 x 0 Costa Rica

          Falta do (17) Arevalo Rios que se jogou no ar como se mergulhasse em uma piscina, lance perigoso e ridículo onde acertou a bola e atropelando o jogador (7) Bolãnos do Uruguai. Na cobrança da falta feita pelo (10) Diego Forlan pelo alto na região da marca do pênalti o capitão uruguaio (2) Diego Lugano, foi abraçado por trás pelo jogador (15) Diaz J. que teve a cara de pau de argumentar não ter feito nada. O juiz viu e marcou o pênalti que foi cobrado pelo (21) E. Cavani no canto esquerdo rasteiro do goleiro da Costa Rica, Uruguai um a zero. 
          O juiz podia ter mandado cobrar de novo porque o goleiro se adiantou e muito, mas, como foi gol, o lance foi validado e a regra não foi cumprida.
          O goleiro Keilor Navas tem 1.84 de altura, se adiantou dois passos saindo do gol para  lado esquerdo, dobrou o joelho esquerdo e esticou o braço e a bola passou na frente da sua mão esquerda. Resumindo não saiu do lugar para tocar na bola. Erro de todos os goleiros, quanto mais alto, mais lento para se abaixar, mais fácil dobrar o corpo e buscar a bola dentro do gol.

2° tempo
Costa Rica - começa o jogo
Placar
0 x 1 Uruguai  
                                                                                                                                                         
 A origem do gol
2° gol do jogo aos 54 minutos
Uruguai 1 x 1 Costa Rica              
                                                                
          23 segundos, 8 jogadores trocando passes a bola cruzada para traz quase como se fosse cobrança de escanteio para a marca do pênalti pelo alto, e o (2)Lugano cabeceando fraco deu o passe em um toque de cabeça, para o (9) Campbell, de frente para o gol, escorou a bola com o peito e na caída mesma chutou direto no canto esquerdo do goleiro F. Muslera.
          Uma falha do zagueiro e capitão que podia ter amortecido no peito para o goleiro pegar ou cabecear para fora.
                                      
A origem do gol
 3° gol do jogo aos 58 minutos
Costa Rica 2 x 1 Uruguai


          A seleção do Uruguai tem vários jogadores que jogam muito com os braços dando socos e braçadas nos adversários em lances dentro da sua área cada jogador defensor agarra e puxa um adversário, é um pênalti para cada um, necessitando de um juiz com personalidade para escolher qualquer dos lances e marcar a falta em sua marca de tiro direto. Dizer que todos os jogadores fazem isto é o mesmo que ressaltar a incompetência do dono do campeonato em permitir que seus funcionários, os juízes façam "vista grossa", deixando de enxergar e aplicar o que determina a regra básica.
          No segundo gol da Costa Rica, deu para ver uns três pênaltis aonde os jogadores uruguaios iam derrubando seus adversários, lembrando o jogo de futebol americano e desta forma o (5) W. Gargano foi tentando chutar ou dar um soco na costa do atacante da Costa Rica para que este caísse ou desistisse da jogada, pelo menos o juiz viu e agiu com cartão amarelo.
          Na cobrança da falta pelo (7) Bolãnos no estilo "chuveirinho" em direção a área de defesa dos uruguaios apareceu a coragem do (6) Duarte que mergulhou quase rente ao chão para cabecear em diagonal a bola da direita para a esquerda marcando o segundo gol costa-riquenho. A coragem do autor do gol foi porque o pé do jogador uruguaio no lance ficou sobre a sua nuca. Resta lembrar os comentários de narrador e comentaristas tentando desqualificar a marcação deste tipo de falta, também comum de a gente ouvir quando este tipo de falta é cometida por jogador de clube menor jogando contra um time grande. O legal que depois que disseram que não foi falta para ser marcada como falta, o gol aconteceu. Podia haver pesos para alguns tipos de gols, este seria peso 2, valeria por dois gols, ou um gol mais um ponto na tabela de classificação. Imagine um time recebendo um ponto negativo a ser somado aos três pontos perdidos em campo.
    
                                                         
A origem do gol
 4° gol do jogo aos 84 minutos
Costa Rica 3 x 1 Uruguai
         
          Um passe perfeito do (21) Cavani uruguaio para um jogador da seleção costa-riquenha na região próxima ao grande círculo do lado direito ainda no campo de defesa do time de branco. A tranqüilidade na troca de passes com o lançamento ou enfiada de bola rasteira para a entrada pela direita como ponta direita e o toque deste o (21) Ureña em diagonal para o gol do Muslera resultando no terceiro gol da seleção da Costa Rica. Tudo isto em 9 segundos com três jogadores e fim de jogo.
          O goleiro da Costa Rica foi o melhor no campeonato espanhol por sua equipe. Mesmo assim a vitoria de sua seleção foi pulverizada com a  pichação de zebra embora tenham se classificado de forma normal sob as regras do campeonato.  
          É legal é ver as "justificações alegóricas" depois do período germinativo entre as Copas gerarem teorias infundadas, e baseadas em discussões criadas em "montagens polêmicas" entre "prós e contras", serem literalmente pulverizadas pela "bola entrando no gol do lado errado".   
          Sempre cito a imprensa porque é dela que provem todas as informações certas e erradas que mudam até o comportamento de parte da população que acompanha de perto eventos como este mundial entre as 32 seleções. Outros assuntos se misturam.
          Não há muita responsabilidade no que é dito e até as imagens "ao vivo", são manipuladas e distorcidas para a captura de adeptos e simpatizantes que nem sempre param para refletirem sobre o que se vê e se ouve.  
          Se quiser montar um programa de debate coloca duas pessoas para falar bem e duas outras para discordar, arranja um patrocinador sem muita moral responsável com o próprio produto e terá sempre um monte de mentes alienadas, comentando os prós e contras.
          Um jogador chorou durante a apresentação do hino de sua nação, e até a lágrima sentimental ou emocional se tornou motivo para explicar a qualidade do futebol a ser jogado.
          A divulgação de quem quis justificar saiu pior que o caminho da lagrima, uma condição natural do corpo. Ai criou-se uma mentira dita como verdade, que passou a ser desmentida pela verdade da mentira.  
           Uma simples suposição de algo se transforma em verdade falsa e atravessa as fronteiras da racionalidade e não há o retorno com a borracha gramatical apagando tudo até a origem berrante de ter sido o primeiro que disse isto ou aquilo. Ser o primeiro a falar bobagem virou objetivo a ser alcançado.    
          Nossas fronteiras de entendimentos hoje são limitadas pela visão de triagem dos nossos ouvidos que pré julgam por tema e assunto a lógica dos fatos a serem e confirmados pela interpretação visual, que atravessa as sombras mais invisíveis do outro lado do planeta social.

          O segundo gol da Costa Rica foi em uma condição de impedimento. Ou não?
----------

DECLARAÇÕES

"Não sei qual é o máximo da Costa Rica, mas hoje jogou bem. Dominou o jogo taticamente, e isso fala bem do treinador e dos seus jogadores. Uma vez à frente no placar, nos deu parte do campo e nos deixou jogar onde não oferecíamos perigo", Oscar Tabárez, técnico do Uruguai 
(fonte FIFA)

árbitro:
  • Assistente 1 
  • Mark BORSCH (GER)
  • Assistente 2:Stefan LUPP (GER)
  • Quarto árbitro:Victor CARRILLO (PER)
----------